terça-feira, 25 de agosto de 2009

Jardim II - PINTANDO O SETE NA AULA DE ARTES...


NADA COMO LITERALMENTE PINTAR O SETE, E QUANDO É COM TINTA É TUDO DE BOM. DA ATÉ VOLTADE DE VOLTAR AO PASSADO E VIVENCIAR AQUILO QUE DE ALGUMA FORMA AINDA ESTA GUARDADO EM NOSSAS MEMÓRIAS. SE VOCÊ AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA, É SÓ OBSERVAR AS EXPRESSÕES DAS CRIANÇAS.
O CONCEITO DE ANTES E DEPOIS SE TORNA FÁCIL QUANDO COLAMOS AS PRóPRIAS CRIANÇAS A PENSAREM O QUE SIGNIFICA ISTO.

Professora: Disa

Maternal - MOMENTO DE PURA ALEGRIA E DIVERSÃO...


O parque é o lugar onde as crianças extravasam suas energias e compartilham suas brincadeiras. Este é o lugar onde elas aproveitam para correr, pular, brincar na areia, no balanço, de subir e descer no escorregador, enfim, este sim é um espaço onde a liberdade toma conta de cada criança.

Professora: Adriana

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Berçário - ATIVIDADE DE ESTIMULO


Estimular a criança para segurar um objeto preso por um fio (móbile) e fazer movimentos para que a criança tente pegá-lo esticando os bracinhos e acompanhando os seguintes movimentos: - Acima / Abaixo- Longe / Perto.
Professora Camila.



Maternal - HISTÓRIA DO NOME


Solicitamos das famílias, a história do nome das crianças. Por isso foi necessário que cada criança trouxessem por escrito a sua história para ser compartilhada com os demais.
Esta atividade visa conhecer um pouco mais de cada criança. A história do nome estabelece uma relação carinhosa entre família e escola.
Professoras Suzany e Rafaela.

Jardim II e III - A MALETA, E AS AVENTURA DE UM AVENTAL.


Oi Crianças e família!

Passaremos algum tempo juntos durante este ano. Espero que possamos entender, dividir, repartir, vivenciar e compartilhar experiências juntas.
Para que isso aconteça, precisamos ter em mente que o aprender é um processo de troca.
Portanto, não vamos ter medo de compartilhar, de nos envolver e olhar o mundo de uma forma mais alegre e abrangente.
A Maleta estará visitando a casa de cada amiguinho (a), para que suas famílias possam conhecer e interagir conosco.
Solicitamos que nossa visita seja registrada neste caderno.
Agora é com você! Acredite no fazer diferente, de se entregar no mundo mágico dos contos, compartilhando a experiência da “Maleta, e as aventuras de um avental”.
Professora Disa.

Jardim I - Aula Passeio

Passeio ao consultório da Drª. Suzana Beconã C. Pereira.Nós, da turma do Jardim I, fomos ao consultório da Drª. Suzana. Ela nos falou como devemos cuidar dos dentes, foi muito atenciosa com todos.A nossa amiga Marina deitou na cadeira para que A Drª. olhasse seus dentinhos e nos explicasse como devemos fazer a escovação correta.Ao retorno para a escola, era visível a demonstração de satisfação de nossas crianças na realização desta aula-passeio, que muito contribuiu para o conhecimento de cada um deles.Fica Nossos agradecimentos para as famílias, pela confiança na realização do passeio.
Professora Daili.

Turma: Jardim II e III - PROJETO CONHECENDO E DESVENDANDO O MUNDO LETRADO.

Oportunizar as crianças, atividades que visem o desenvolvimento de suas potencialidades em todos os aspectos (físico, social, emocional e mental), preparando-a e despertando para a vida através do convívio com outras pessoas no processo de alfabetização e da realização de novas experiências, chegando conseqüentemente a descoberta de novos valores. Estabelecer vínculos afetivos e troca com os adultos e as crianças, utilizando a linguagem oral e a linguagem escrita para expressar seus sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades. Como já é de conhecimento de todos, uma das fases mais importante do aprendizado escolar é a alfabetização, é o momento em que a criança passa descobrir o mundo através da linguagem escrita.

Coordenação Pedagógica.

Turma: Jardim I - PROJETO: HISTÓRIAS CONTADAS EXPERIÊNCIAS SOMADAS.



No mundo da brincadeira, do faz de conta a criança descobre sobre si mesma, sobre o outro, elabora significados, apropria-se do mundo que a cerca. É ferramenta para a aprendizagem, para criatividade e participação cultural, além de oportunizar o aprendizado com alegria e satisfação.
Neste sentido, acredita-se que toda criança tem o direito de construir uma personalidade única e própria, tem direito de encontrar-se como sujeita, familiarizando-se consigo mesmo. E é através da literatura infantil, no universo do faz de conta, em contato com livros e histórias num mundo encantado cheio de magia, na qual a fantasia torna-se realidade.
Dentro desta perspectiva, o desenvolver este projeto junto com o grupo do Jardim I, tendo como destaque um dos clássicos da literatura infantil, o “Conto de João e Maria”, que oportunizará de forma lúdica a experimentação da construção de diversos saberes.
Coordenação Pedagógica.

Turma: Berçário - Projeto Aprendendo a se descobrir


Percebendo que o bebê é um sujeito ativo, capaz de construir o seu conhecimento, pensamos em continuar a qualificação do Berçário, propiciando que essa construção ocorra num ambiente favorável, repleto de estímulos e desafios planejados de acordo com suas necessidades. Através dessa intencionalidade é que justificamos o ato de descobrir e brincar no Berçário.
O bebê bem pequeno e mesmo aquele que começa a se movimentar ou engatinhar, depende muito dos adultos para dar início ao seu processo de individualização. Nós educadoras somos para ele uma referência importantíssima, pois apresentamos suavemente um mundo sonoro, tátil e visual.
Inicialmente, buscamos estabelecer uma relação de confiança e acolhimento para então familiarizá-lo pouco a pouco em nossa rotina. Músicas, histórias, brincadeiras e dramatizações fazem parte do nosso cotidiano.A interação com a literatura infantil começa nesta fase através de contos de pequenas histórias e manuseio de fantoches. As crianças têm liberdade para brincar, sendo estimuladas a serem autônomas.

Coordenação Pedagógica.

domingo, 23 de agosto de 2009

Turma: Maternal - Projeto Conhecer

O papel do educador compete em criar meios capaz de satisfazer as necessidades básica da criança, apoiando-se nos conhecimentos trazido da vivência diária com elas, respeitando-as tal como são com suas tendências próprias e compreendendo seus desejos em decorrência do meio familiar e social. Conquistamos a confiança da criança, estabelecendo entre os dois, um clima de segurança e motivação.
A motivação é o eixo que norteará o trabalho desenvolvido com os pequenos. Como conhecer as características físicas de seu próprio corpo, reconhecer a letra de seu nome, permitir que os sentidos aflorem através das histórias e atividades que desenvolvam a coordenação motora.
Neste sentido o educador deve estar atento, pois as crianças podem ir muito mais longe do que aquilo que havíamos proposto.
“Educar não é uma fórmula de escola, mas uma obra de vida.” Freinet

Coordenação Pedagógica.