domingo, 6 de setembro de 2009

VÁRIAS POSSIBILIDADES DE EXPLORAÇÃO COM MASSINHA DE MODELAR (Jardim I)


Produzimos massinha para modelar o que havíamos registrado no papel em um outro momento.
Com a produção de massinha as crianças tiveram uma sensação única, já que os mesmo manipulavam de forma gratificante e viam pouco a pouco a transformação dos produtos em algo palpável.
Este material foi explorado com empolgação, algumas crianças encheram os olhos de alegria dizendo “Olha, olha ta brilhando”.

Receita da massinha
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo;
meia xícara de sal;
1 xícara de água;
1 colher de óleo;
A própria criança poderá fazê-la. Basta juntar todos os ingredientes e amassá-los. Para colorir use anilina comestível e também poderá colocar gliter para brilhar.
C.E.Atitude

BRINCANDO DE ENGATINHAR (Berçário)



Com 7 para 8 meses, a maioria dos bebês começam a engatinhar. Alguns preferem adiar essa etapa. Acham mais divertido tentar ficar em pé apoiados, mas podem retomar o "engatinho" por volta dos 11, 12 meses, quando sentem algum perigo no andar ou querem mais equilíbrio. Não há problemas nessa alteração de rota, desde que não sejam interfiridos com estímulos que forcem a criança a andar. Esta fase requer cuidado e naturalidade.
C.E.Atitude

INICIANDO A APRESENTAÇÃO DAS VOGAIS. (JII/JIII)



Primeiramente a professora distribuiu algumas literatura para que a criança observe as letras. Em seguida, inicia a leitura deixando a criança livre para manusear o livro enquanto ela narra a história dando ênfase as vogais.
Já compreenderam o que são vogais, agora é a vez de juntá-las e formar os encontros vocálicos. Para esta atividade foram organizadas algumas fichas com as letras em tamanhos grandes para que as crianças visualizassem a junção das mesmas, formando os encontros vocálicos.
Com o uso de materiais concreto tudo se torna mais fácil, a criança aprende brincando e brinca aprendendo.
Prodessora Disa


sexta-feira, 4 de setembro de 2009

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - 07 DE SETEMBRO



HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA:
Era uma vez um País chamado Brasil, que foi descoberto, segundo conta a história, por Pedro Álvares Cabral, que veio de Portugal. Porém há quem acredite que a história não seja bem essa.
Alguns acham que foram os índios que o descobriram, isso porque eles já viviam aqui com suas famílias e muitos animais, os mais lindos que se podia imaginar. Mas foi chegando mais gente e, a cada dia, mais e mais...
O Brasil, então, ficou sendo de Portugal, um País bem distante, onde moravam o Rei, a Rainha e toda a família Real. Eles vieram ao Brasil.
O filho do Rei, o Príncipe Dom Pedro, gostava muito daqui. Passado algum tempo, o Rei e a Rainha tiveram que voltar para Portugal e o Príncipe ficou governando nosso País. Ele ainda era criança. Os Brasileiros gostavam muito do Príncipe. Até que um dia ele cresceu e o seu pai lhe mandou uma carta, ordenando que retornasse à Portugal. Dom Pedro ficou muito bravo, não queria ir embora e, às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de Setembro de 1822, levantou sua espada e gritou: "INDEPENDÊNCIA OU MORTE" e, a partir desse dia, pela coragem do Príncipe, o Brasil ficou livre do domínio do Rei de Portugal, D. João VI. E todos sonharam em viver felizes para sempre.
Equipe Atitude.