quarta-feira, 24 de março de 2010

Tarde Colorida




Hoje nosso colega Victor e sua família nos presentearam com uma banteija de gelatinas coloridas para nos deliciarmos durante a tarde. Foi um momento prazerozo com muitas curiosidades e descobertas entre as crianças do maternal. Aproveitamos também o "Projeto cores" para trabalharmos cada uma delas, ali representadas pelas deliciosas gelatinas.

É importante propiciar esses momentos à criança, onde ela possa visualizar, explorar, ter contato e manuseio de diversas cores e formas que estão presentes no seu cotidiano.

Nossa tarde foi uma viagem ao mundo encantado das cores.

Maternal

quinta-feira, 18 de março de 2010

Maternal Parabenizando São José!


Quando eu vou pra minha escola
Tenho muito que fazer
Pulo, brinco, faço arte
Mas também quero aprender.

A turma do Maternal com a professora Rafaela produziu um mural em homenagem ao aniversário da cidade de São José.

PARABÉNS SÃO JOSÉ!




Nossa escola também faz parte dos casarios antigos do município de São José. Arquitetura típica colonial, herdada dos imigrantes açorianos.

São José - 260 Anos de História






Em homenagem ao aniversário de 260 anos da cidade de São José, trabalhamos com as crianças um pouco da história da cidade. Conhecendo os casarios antigos típicos em estilo colonial, e em destaque a escola de Oleiro, onde desenvolvemos trabalhos manuais com argila para exposição.
Assim como a arte e os artistas, as crianças pequenas observam e atuam no mundo com curiosidade, sem os padrões pré-determinados. E é fundamental que nas propostas de trabalho valorizemos essa atitude investigativa da criança para que descubra o mundo e recrie a sua maneira.
Como o destaque da semana foi a Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros, deixamos para os nossos leitores um pouco de sua história. Ela está localizada no município de São José-SC, próximo a Florianópolis. Foi fundada em 1992 com a finalidade de recuperar, valorizar e repassar técnicas de uma das atividades mais tradicionais e representativas da cultura de Santa Catarina, o ofício da olaria, tradição herdada dos açorianos, imigrantes oriundos de diversas ilhas do arquipélago dos Açores que colonizaram a região. Joaquim Antonio de Medeiros, que dá nome a escola, é um antigo oleiro, já falecido, que foi proprietário da olaria em cujo prédio está instalada a escola.
A importância deste resgate cultural pode ser avaliado pelo fato de hoje existirem poucas olarias no local. No entanto,em 1940,existiam 50 olarias na região produzindo, principalmente, peças utilitárias: caçarola, mata-fome, sopeira, açucareiro, frigideira, bule, chaleira, xícara, pires,filtros, vasos etc - mercadorias que atendiam a demanda local e de cidades e estados próximos.



C.E. Atitude

quinta-feira, 11 de março de 2010

Projeto Conhecer - Meu peso


Agora chegou a vez de verificar quem pesa mais ou menos do que o outro.

Dentro da caixa surpresa a professora colocará o nome das crianças que será chamada de acordo com o nome sorteado para ir até a balança e verificar seu peso.

Esta atividade tem o objetivo de fazer com que a criança comece a tomar consciência do valor de uma boa alimentação, através das conversas, explicaremos que alimento faz bem a saúde, para se desenvolver e não ter peso demais e nem de menos!

O projeto contextualiza todas as experiências de nossos educandos, a questão do peso e da boa alimentação contribui gradualmente para o crescimento de nossas crianças.

Depois que conversamos com as crianças sobre os alimentos, alguns pais nos procuraram e nos relataram que seus filhos passaram a comer certos alimentos antes esquecidos. Isto também fez com que as crianças comessem com calma e mastigassem melhor o alimento. Tudo issso fruto de uma atividade, que diariamente é reforçada na instituição.

Maternal

Projeto Conhecer - Esta é minha altura


Mas a Girafa ainda é maior que eu.


Para saber a altura de cada criança, foi organizado um momento onde a criança participava cantando.

Música da Xuxa (medidas)

Quanto mede o Pedro?

Quanto pode ser?

Ele é maior que um rato?

Sim! Sim! Sim!

Ele é maior do que o elefante?

Não! Não! Não!

Ele é tão grande

Ele é tão grande

Quanto mede o Pedro..........


Esta atividade faz parte da proposta do projeto "Conhecer". Que tem como objetivo conhecer mais uma das características individual de cada criança. Na atividade está envolvida a concentração, a curiosidade e principalmente a afetividade de um para com o outro. Desta forma a atividade se tornou uma brincadeira prazerosa.

A música, a conversa e a atividade realizada contibuem para que nossas crianças desenvolvam noção de tamanho e espaço.

A medição se deu através de um cordão de barbante e de uma girafa com fita métrica. Esta atividade foi realizada duas vezes no ano, para assim fazer as comparações do início e do momento atual.

Maternal

sexta-feira, 5 de março de 2010

Leveza e graciosidade


O C. E. Atitude oferece aula extra curricular de Ballet.

O Ballet tem como objetivo principal desenvolver na criança habilidades psicomotoras, favorecer a formação de conceitos e solução de problemas, estimular na interação social, desenvolver a orientação de tempo- espaço, preservar e estimular o potencial criativo-imaginário. Enfim, a dança infantil é dita como forma de manifestação artística que contribui para formação intelectual, física e sócio-emocional da criança.

Atitude

quarta-feira, 3 de março de 2010

A arte de brincar no Berçário


Conviver com os nosssos "pequeninos" do Berçário é muito prazeroso, pois juntos construímos vínculos afetivos, sorrisos e gargalhadas. É uma fase de descobertas, onde tudo se transforma em aprendizado e ao mesmo tempo sente-se seguros longe da presença acolhedora dos pais.


Temos a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de nossas crianças, desde os primeiros passos, os primeiros dentes, as primeiras palavras, a independência na alimentação e muitos outros momentos importantes de cada um deles.


É gratificante para nós educadores descobrir, conhecer e respeitar cada criança, aprende-se muito com elas, e é assim que se desenvolve a interação entre os grupos, educadores, crianças e famílias.


Berçário