terça-feira, 31 de agosto de 2010

FOLCLORE - Literatura Popular - PÃO-POR-DEUS

A Criatividade e a sabedoria popular trazidas pelos açorianos e passadas de geração foram de grande importância para a formação da literatura popular josefense.
As formas mais comuns de escrever para a comunidade eram o pão-por-Deus, sendo muito admirados, pois eram poucos os que liam e escreviam.
Foi a forma encontrada para expressar seus sentimentos ou pedir algo para uma pessoa querida, como presente, namoro, casamento, etc.
Mandava-se um coração de papel enfeitado onde escrevia em forma de versos o que queria. Ás vezes, mandava-se também um bolo com uma fita vermelha em volta para decorá-lo.

"Coloquei meu coração
na asa do beija-flor.
Pedi ao pão-por-Deus
ao meu querido amor."

"Mandei meu coração
na asa da andorinha.
Foi pedir o pão-por-Deus
a minha querida madrinha."

"Do meu querido
que tem olhos de cor-de-mel
eu quero neste Natal
como presente um anel."
(versos de Pão-por-Deus citados por moradores de São José)
Fonte: São José 256 anos em busca das raízes

Jardim II e Jardim III
Professora Adriana

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Visita ao Exército - 63º Batalhão de Infantaria na cidade de Floriánopolis.




Turma Jardim II e Jardim III
Professora Adriana

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Equipe ATITUDE 1° semestre 2010

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. (Fernando Pessoa)

BRINCADEIRA, NÃO IMPORTA ONDE ELA ACONTEÇA




As atividades lúdicas têm um papel fundamental, é no ato de brincar que a criança utiliza elementos de fantasia e começa a distinguir o real do imaginário. É através do brincar que ela desenvolve não só a imaginação, mas também fundamenta e elabora conceitos, à medida que assume múltiplos papéis.
Através do lúdico a criança vai estruturando e construindo seu mundo interior e exterior. As atividades lúdicas podem ser consideradas como meio pelo qual a criança efetua suas primeiras grandes realizaçoes, ela expressa a si própria, suas emoções e fantasias.
BERÇÁRIO

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

FÉRIAS COM COLÔNIA! ISSO É BOM? HUMMMM.....

Mês de julho, mês de férias escolares. Ótimo dias para as crianças recarregarem as energias e ganharem mais disposição para o restante do ano letivo. Tempo de passear na casa dos avós, dos padrinhos, curtir os pais que é tudo de bom.
Mas entendemos que nem todos os pais conseguem conciliar ou programar suas férias com as férias escolares de eu filho.
Por isso, planejamos tudo em um ambiente agradável, descontraído e harmonioso para que a criança não tenha somente férias e sim passe por uma colônia de férias.
Avaliamos todas as possibilidades de atividades que poderíamos realizar e procuramos ser criativos. Foram dias divertidíssimos, valeu a pena participar!
Att,
A Direção