segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Projeto Nutrição

No dia 02/09/2010, foram desenvolvidas atividades de educação nutricional pelas estagiárias do Curso de Nutrição da Unisul, no Centro Educacional Atitude, cujo o tema abordado foi à importância do consumo de frutas, verduras e leguminosas (feijão), para um adequado crescimento e desenvolvimento infantil. Essa temática foi abordada por meio de um teatro de fantoches e de um jogo deniminado Forca das Frutas. Para maior conhecimento sobre o tema abordado e sobre a importância de uma alimentação adequada para cada faixa etária, seguem abaixo orientações nutricionaispara crianças menores e maiores de 2 anos.


ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS

Preferir:
Ø Até os seis meses oferecer somente leite materno. Evitar oferecer água, chás, sucos, ou qualquer outro alimento antes dos seis meses de vida.
Ø A partir dos seis meses, deve-se oferecer outros alimentos de forma lenta, mantendo o leite materno até os dois anos de idade.
Ø A partir dos seis meses, oferecer além do leite materno alimentos complementares como cereais, tubérculos, carnes, frutas, legumes e leguminosas três vezes ao dia e cinco vezes ao dia se a criança estiver desmamada.
Ø A criança deve comer nos mesmos horários da família, em intervalos regulares e respeitando o seu apetite.
Ø A alimentação complementar deve ser oferecida desde o início de colher.
Ø Oferecer alimentos na consistência pastosa (papas/ purês) e aos poucos aumentar a consistência até ficar igual à alimentação da família.
Ø Estimular o consumo diário de frutas, verduras e leguminosas nas refeições.
Ø Oferecer uma alimentação variada e colorida à criança, para que ela possa aproveitar as vitaminas e minerais de cada alimento evitando doenças como a anemia.
Ø Cuidar da higiene na hora de preparar os alimentos.
Ø Guardar os alimentos em locais adequados.
Ø Se a criança estiver doente oferecer os alimentos preferidos e respeitar a sua aceitação.

Evitar:
Ø Açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida.
Ø Sal em excesso, usar com moderação.
Ø O reaproveitamento de alimentos já tocados e oferecidos para a criança.

Elaborado por: Stéphanie Prockmann Estagiária de Nutrição
Orientadora: Rosana Henn
Referências: Disponível em: http://200.214.130.35/nutricao/docs/geral/protocolo_sisvan.pdf. Acesso em: 9 ago. 2010.
Disponível em: http://200.214.130.35/nutricao/docs/geral/cadernoatenaaobasica_23.pdf. Acesso em: 9 ago. 2010.


ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA CRIANÇAS MAIORES DE 2 ANOS

Preferir:
Ø Oferecer alimentos variados e de diferentes grupos alimentares.
Ø Distribuir os alimentos em três refeições diárias e dois pequenos lanches.
Ø Oferecer diariamente alimentos como cereais (milho, arroz), tubérculos (batatas), raízes (mandioca), pães e massas dando preferência aos integrais.
Ø Procurar oferecer diariamente legumes, verduras e frutas durante e após as refeições. As frutas podem servir como sobremesa e são ótimas fontes de vitaminas e minerais que ajudam a prevenir doenças.
Ø Oferecer arroz com feijão no mínimo cinco vezes por semana. O feijão é uma fonte de ferro e para melhorar a absorção desse mineral é importante consumir junto os alimentos que são ricos em vitamina C, como a laranja e o limão.
Ø Oferecer alimentos fontes de proteínas, como as carnes, peixes, ovos ou aves nas refeições principais.
Ø Retirar a gordura dos alimentos para que eles possam ficar mais saudáveis.
Ø Incluir diariamente leite e derivados, como o queijo e iogurte, nos lanches.
Ø Estimular a criança a beber bastante liquido (água e sucos naturais) nos intervalos das refeições.

Evitar:
Ø Comer em frente à TV, pois isso separa a criança do convívio familiar e faz com que ela coma mais do que deveria.
Ø Alimentos gordurosos e frituras. Dê preferência aos assados, grelhados ou cozidos.
Ø Refrigerantes, balas, chocolates, salgadinhos e sucos industrializados.
Ø Temperos prontos, alimentos enlatados, embutidos (salsicha, lingüiça, presunto), pois esses alimentos tem uma grande quantidade de sal.
Ø Deixar a criança muitas horas em frente a TV, jogando vídeo game e no computador. Incentive a pratica de atividades saudáveis, como jogar bola, andar de bicicleta e caminhar.

Elaborado por: Stéphanie Prockmann Estagiária de Nutrição
Orientadora: Rosana Henn
Referências: Disponível em: http://200.214.130.35/nutricao/docs/geral/protocolo_sisvan.pdf. Acesso em: 9 ago. 2010.
Disponível em: http://200.214.130.35/nutricao/docs/geral/cadernoatenaaobasica_23.pdf. Acesso em: 9 ago. 2010.












Estagiárias: Stéphanie
Daniele
Eliziane

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Passeio a Fábrica de Pão Steinbach.






A turma, “Brincando com as letras” da professora Adriana, trabalhou no Folclore a cultura Açoriana, e descobriram que moramos em um Bairro onde essa cultura é destaque. Então, começamos a pesquisar e encontramos a receita de “Pão-por-Deus”, herança dos Açorianos.
De posse da receita, agora era só colocar literalmente a mão na massa, para depois poder saborear um pãozinho bem gostoso e quentinho.
Quando as crianças estavam comendo o pão, uma delas falou que ele também sabia onde fazia pão. Esta criança era Higor Steinbach, filho e neto da empresa que fornece o melhor pão caseiro da região, e o Lucas Steinbach, também filho e neto concordou com o primo.
Entramos em contato com os responsáveis pela empresa que logo nos atenderam e gentilmente abriram as portas para o Centro Educacional Atitude e suas crianças.
Ah! Faltou dizer que nós também levamos um pão para dar de presente a eles, receita do “Pão- por-Deus”. E lá também fomos agraciados com um mini - pãozinho Steinbach, para todos que tiveram a oportunidade de conhecer um espaço onde se fabrica pães.
O C.E Atitude, só tem agradecer a recepção e paciência com os nossos pequenos.
Parabéns família Steinbach!
A Direção

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

FOLCLORE - Lendas do Saci Pererê

SACI PERERÊ
O Saci é um personagem brasileiro mitológico, que habita o imaginário popular brasileiro. Principalmente no interior do país onde ainda se mantém o hábito dos mais velhos de contarem histórias aos mais jovens nas tranqüilas e claras noites de lua cheia. Representado atualmente pela figura de um menino negro de uma só perna que possui um gorro vermelho na cabeça e traz sempre um cachimbo na boca. De Norte a Sul do Brasil, além do nome, são várias também as definições e representações atuais que se tem dele.

Quebra-cabeça do Saci Pererê

Para trabalhar o tema, a turma do Maternal fez um quebra-cabeça com a figra do Saci Pererê.

Autor do quebra-cabeça: Aluno André


Tem gente que aparece
E diz que não acredita
Que o Saci não existe
Que só nos livros habita
É gente que não entende
Que a vida ela só rende
Com uma história bonita.

MATERNAL
Professora Rafaela

FOLCLORE - Cantigas de Roda

CANTIGA DE RODA
Cantigas de roda ou cirandas são brincadeiras infantis, que as crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, geralmente executando coreografias ligadas à letra da música.

- Batata quente, batata quente, batata quente,
- Queimou!

PARLENDAS

São rimas infantis recitadas em versinhos, de fácil memorização, utilizadas em brincadeiras de crianças para cantar, recitar, divertir, pular corda ou escolher quem começa alguma brincadeira.


Batatinha quando nasce,
esparrama pelo chão.
Menininha quando dorme,
põe a mão no coração.

Outra versão
Batatinha quando nasce,
espalha a rama pelo chão.
Menininha quando dorme,
põe a mão no coração.

BATATINHA DE BEXIGA


Material para fazer a Batatinha:
1 bexiga
Farinha de trigo

Olhinhos
Cola de silicone(cola quente)


BATATA ASSADA
Cantamos, brincamos, recitamos, dramatizamos, criamos e imaginamos, agora chegou a hora de nos deliciarmos com as batatinhas assadas.
Modo de preparar:
Lave as batatas em água fria, esfregando bem, depois fure as batatas com um garfo. Coloque as batatas numa fôrma e peças para um adulto levá-las ao forno. Asse as batatas por aproximadamente 30 minutos ou até o centro amolecer. Peça para um adulto ajudar nos próximos passos, retire as batatas do forno e deixe esfriar para saboreá-las.


Dica importante: Essa receita precisa de um adulto por perto em tudo!
JARDIM I
Professora DAiany