quarta-feira, 23 de março de 2011

São José - 261 Anos de História





























































































































































Com o objetivo de resgatar a história do município de São José – SC, a professora Adriana juntamente com as crianças do Jardim III foram conhecer o Centro Histórico, onde foi o núcleo da povoação açoriana e preserva até hoje as características arquitetônicas do passado.
A visita ao Museu foi um verdadeiro encontro com a história do nosso município. A cada objeto, utensílio ou móvel, uma história era apresentada. O encanto e a admiração das crianças eram incríveis. Houve também, muitas comparações entre o antigo e a realidade. Algumas falas das crianças: _ O ferro de passar roupa da minha mãe é diferente. _ O que é isso? Balança? A nossa é digital. _ E aquilo? Uma xícara para não sujar o bigode? Que engraçado. E assim o passeio dentro do museu entre aquelas paredes largas foi nos surpreendendo a toda curiosidade e encantamento ali encontrado.
Saindo do museu, fomos até a Câmara municipal de São José e fomos recepcionados pela vereadora Mére Hang. Ela nos levou para conhecer o Plenário.
Em frente a Câmara dos Vereadores encontramos o Monumento em homenagem aos imigrantes açorianos que fundaram São José em 1750. Obra do artista plástico, Plínio Verani.
Falando em Plínio Verani, fomos lanchar no restaurante Pão-Por-Deus, onde está exposto um grande acervo de suas obras, sendo esculturas e telas. Entre elas as esculturas de três moradores de São José, em seu tamanho natural. São eles Machadinho, Filomeno e Zininho. Eles eram bastante brincalhões e animados, sendo lembrado pelos moradores mais antigos por passar horas e horas sentadas no barzinho e na Praça da Matriz. Cada um deles com suas histórias de vida construída em São José da Terra Firme.
Lá há também uma tela do Beco da Carioca. O Beco da Carioca foi construída em 1843, é localizada atrás da Igreja Matriz, e era uma espécie de tanque coletivo, onde as escravas lavavam as roupas de seus senhores.
Em nosso passeio conhecemos também, a Igreja Matriz, a Biblioteca Publica, a Casa da Cultura, o Teatro Municipal Adolpho Mello, a Praça Hercílio Luz e os Casarios antigos de origem açoriana, dos séculos XVIII e XIX. Essas casas baixas, pregadas umas nas outras, são heranças tombadas como patrimônio histórico do município.
Podemos dizer que esse passeio foi uma grande aula de história. Sabemos também, que há muito a conhecer, mas o que já conhecemos ficará em nossa memória. Agradecemos a todos que nos acolheram muito bem.
A Direção do C.E.ATITUDE

segunda-feira, 21 de março de 2011

COLETA SELETIVA DE LIXO. NÓS COLABORANDO COM O MEIO AMBIENTE.


A coleta seletiva, além de cuidar da preservação do meio ambiente, ajuda a melhorar a qualidade de vida de famílias que trabalham na reciclagem.
Em nosso bairro a coleta é realizada às sextas-feiras, a partir das 14h20min.
SEPARE O LIXO RECICLÁVEL. SUA ATITUDE FAZ A DIFERENÇA!
C.E.ATITUDE

sexta-feira, 18 de março de 2011

PARABÉNS SÃO JOSÉ!


São José é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Faz parte da região metropolitana de Florianópolis, no litoral do estado. Segundo o Censo IBGE do ano de 2010, possui uma população de 210.513 habitantes. São josé comemorando mais um ano de história, e nós do Centro Educacional Atitude temos o prazer de fazer parte da cidade contruindo história também.
A Direção