segunda-feira, 30 de maio de 2011

Desenvolvimento da linguagem

Sabemos que a linguagem do bebê inicia na barriga da mãe, lá o bebê já possui um aparato auditivo, O ideal é que a mãe e as pessoas próximas iniciem esta interação na gestação, através de conversação, música e muito carinho.
Depois que o bebê nasce, é com estímulos e no contato direto com o outro que ele começa a desenvolver a linguagem.
Segue abaixo algumas características do desenvolvimento da linguagem:
0 a 3 meses de idade:
- Sorriso reflexo. - Apresenta movimentos corporais bruscos ou acorda ao ouvir estímulo sonoro. - Aquieta-se com a voz da mãe. - Procura fonte sonora com movimentos oculares.
3 a 6 meses de idade:
-A criança sente prazer em balbuciar (brincar com os órgãos fono-articulatórios). - Pára de chorar ao ouvir música. - Começa a voltar à cabeça em direção a um som lateral e próximo.
6 a 9 meses de idade:
- Localiza diretamente a fonte sonora lateralmente e indiretamente para baixo. - Responde quando é chamada. - Repete sons para escutá-los.
9 a 12 meses de idade:
- Localiza diretamente a fonte sonora para baixo. - Reage paralisando a atividade quando a mãe fala "não". - Vocaliza na presença de música. - Compreende algumas palavras familiares, por ex.: "mamãe, "papai", "bebê". - Compreende ordens simples, por ex.: "bate palmas" e dar "tchau". - Vocalizações mais precisas e melhor controladas quanto a altura tonal e a intensidade. Agrupa sons e sílabas repetidas `a vontade. - Pede, recebe objetos e oferece-os de volta. - Usa gestos indicativos. - Surge a primeira palavra.


A Direção

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Caminhar seguro...



No processo de desenvolvimento a criança precisa de estímulos. Estimular o movimento para que a criança conheça seu próprio corpo e os objetos que estão ao seu redor é o primeira etapa para um caminhar seguro.

Para sentar, rolar, engatinhar, levantar e andar, é preciso propiciar tarefas que faça com que a criança pouco a pouco realize o que deseja, como afastar e aproximar brinquedos, segurar na barra e andar pela mão. A criança que passa por esse processo sente-se mais segura e encoraja-se a dar seus primeiros passinhos.

Berçário

Eu mereço um ambiente agradável...

Boas práticas, bons cuidados e bem-estar devem fazer parte de todas as ações pedagógicas!

Estímulos aos Bebês...



Contar histórias traz muitos benefícios aos bebês. No contato direto com o livro a criança está sendo estimulada a desenvolver sua linguagem oral e auditiva. Ao despertar o interesse em folear, manusear e brincar, descobre o mundo do faz-de-conto em um simples toque no colorido dos livros. A história infantil também é um forte aliado na exploração de seus sentimentos, como também na interação com o outro. Por isso, a importância de proporcionar a criança ambientes que ajude no o seu desenvolvimento.

Berçário