quinta-feira, 18 de março de 2010

São José - 260 Anos de História






Em homenagem ao aniversário de 260 anos da cidade de São José, trabalhamos com as crianças um pouco da história da cidade. Conhecendo os casarios antigos típicos em estilo colonial, e em destaque a escola de Oleiro, onde desenvolvemos trabalhos manuais com argila para exposição.
Assim como a arte e os artistas, as crianças pequenas observam e atuam no mundo com curiosidade, sem os padrões pré-determinados. E é fundamental que nas propostas de trabalho valorizemos essa atitude investigativa da criança para que descubra o mundo e recrie a sua maneira.
Como o destaque da semana foi a Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros, deixamos para os nossos leitores um pouco de sua história. Ela está localizada no município de São José-SC, próximo a Florianópolis. Foi fundada em 1992 com a finalidade de recuperar, valorizar e repassar técnicas de uma das atividades mais tradicionais e representativas da cultura de Santa Catarina, o ofício da olaria, tradição herdada dos açorianos, imigrantes oriundos de diversas ilhas do arquipélago dos Açores que colonizaram a região. Joaquim Antonio de Medeiros, que dá nome a escola, é um antigo oleiro, já falecido, que foi proprietário da olaria em cujo prédio está instalada a escola.
A importância deste resgate cultural pode ser avaliado pelo fato de hoje existirem poucas olarias no local. No entanto,em 1940,existiam 50 olarias na região produzindo, principalmente, peças utilitárias: caçarola, mata-fome, sopeira, açucareiro, frigideira, bule, chaleira, xícara, pires,filtros, vasos etc - mercadorias que atendiam a demanda local e de cidades e estados próximos.



C.E. Atitude

Um comentário: