terça-feira, 31 de agosto de 2010

FOLCLORE - Literatura Popular - PÃO-POR-DEUS

A Criatividade e a sabedoria popular trazidas pelos açorianos e passadas de geração foram de grande importância para a formação da literatura popular josefense.
As formas mais comuns de escrever para a comunidade eram o pão-por-Deus, sendo muito admirados, pois eram poucos os que liam e escreviam.
Foi a forma encontrada para expressar seus sentimentos ou pedir algo para uma pessoa querida, como presente, namoro, casamento, etc.
Mandava-se um coração de papel enfeitado onde escrevia em forma de versos o que queria. Ás vezes, mandava-se também um bolo com uma fita vermelha em volta para decorá-lo.

"Coloquei meu coração
na asa do beija-flor.
Pedi ao pão-por-Deus
ao meu querido amor."

"Mandei meu coração
na asa da andorinha.
Foi pedir o pão-por-Deus
a minha querida madrinha."

"Do meu querido
que tem olhos de cor-de-mel
eu quero neste Natal
como presente um anel."
(versos de Pão-por-Deus citados por moradores de São José)
Fonte: São José 256 anos em busca das raízes

Jardim II e Jardim III
Professora Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário